Ao professor e ao aluno
Esta oficina é voltada para professores e alunos do Ensino Fundamental e se propõe a trabalhar com um quadrilátero muito especial: o quadrado mutante.
Vamos explorá-lo geometricamente, aritmeticamente, artisticamente e até ludicamente. Para começar, um desafio.
Desafio 1
Quantos quadrados podemos contar na figura abaixo?
Desafio 2
Vamos explorar os Quadrados Mágicos?
Nos nove quadrados abaixo, tente situar todos os números naturais de 1 a 9 (sem repetir) de modo que a soma dos três números que se encontram em cada uma das três linhas, em cada uma das três colunas e em cada uma das duas diagonais, seja sempre 15.
Este é um exemplo de quadrado mágico de ordem 3. Você é capaz de criar outros?
A ordem de um quadrado mágico é determinada pelo número de linhas ou colunas nele existentes. O valor da soma dos elementos de uma linha, coluna ou diagonal é sempre constante. No caso acima, esta constante vale 15.
Experimente descobrir os valores que preenchem o quadrado mágico de ordem 4, onde a constante vale 34.
A lenda do quadrado mágico
Chamamos de quadrado mágico toda tabela de forma quadrada, contendo sequências de números, dispostos de tal forma que a soma dos elementos de uma linha, coluna ou diagonal seja constante.
Existe uma lenda chinesa que diz o seguinte:
"Na China, vivia o imperador Yu, que governava o reinado de 'Flowery'. Um dia, quando caminhava próximo ao rio Amarelo, o imperador viu uma tartaruga em seu caminho e começou a examinar o seu casco. Observou que este era dividido de maneira a formar linhas e colunas, e cada 'casa' formada continha pontos.Ele começou a contar os pontos: primeiro aqueles da coluna da direita, os próximos foram os da coluna do centro, e por último os da esquerda. Todas as colunas continham o mesmo número de pontos!Fez o mesmo com as linhas e as diagonais. Qual foi seu espanto quando observou que a soma era a mesma! As notícias da tartaruga saíram da corte do imperador, chegando às terras além do seu reinado.Maravilhados, concluíram que este arranjamento de pontos tinha um significado místico. Então o lo-shu, como foi chamado o quadrado mágico, começou a aparecer em pedras mágicas com formas parecidas com as figuras."(Hideo Kumayama, Revista de Matemática, RM9, CG Editora)
A história do quadrado mutante
Era uma vez um quadrado chamado mutante. Ele andava muito triste por não ter o que fazer e ninguém para brincar, pois era assim:
Um dia, depois de muito pensar, ele resolveu se dividir em algumas partes, de mesma forma e mesmo tamanho, para poder fazer coisas divertidas.
Primeiro ele se dividiu em duas partes iguais.
Ele então começou a se transformar a partir de cada uma das duas formas obtidas. Mas logo, logo se cansou.
Então ele resolveu se dividir em quatro partes iguais. Veja como ele ficou:
Depois de brincar de se transformar com algumas das 4 formas em que se transformou em cada caso, ele optou pela divisão em quatro triângulos.
Com estas 4 peças ele poderia se transformar em muitas coisas legais.
Poderia se transformar em uma árvore, um gato, um barco, um catavento e tantas outras coisas mais.
Desafio 3
Que tal ajudar o quadrado mutante a assumir novas formas? Os alunos podem usar toda a sua criatividade para brincadeiras, obtendo formas bonitas e divertidas.
Depois de criadas, contornadas e coloridas, as novas formas do mutante podem ser apresentadas para toda a turma, que deve descobrir que objeto ou figura está ali representado.
Use o mouse para fazer os triângulos girarem (clicar) e se combinarem em formas diversas (arrastar).
Esse trabalho rende uma boa discussão sobre a questão do olhar e da interpretação.
Dobrando e colorindo
Depois de muito brincar, o mutante resolveu se dividir em triângulos, partindo de sua forma quadrada mas agora sem separar as quatro partes, apenas dobrando-se ao meio.
Ele fez isto algumas vezes e, para ficar mais interessante, resolveu dar um colorido em cada parte.
Vamos reproduzir, partindo de um pedaço de papel branco, quadrado, de 10cm x 10cm, como tudo aconteceu.
- Observar o quadrado inteiro;
- Dobrar ao meio, do jeito que o mutante gosta. Pintar uma das duas partes de azul (1/2);
- Dobrar ao meio outra vez. Pintar uma das quatro partes, ainda não pintadas, de vermelho (1/4);
- Dobrar ao meio outra vez. Pintar umas das oito partes, ainda não pintadas, de verde (1/8);
- Dobrar ao meio outra vez. Pintar duas das dezesseis partes, ainda não pintadas, de amarelo (1/16).
O mutante ficou com este aspecto:
Outras brincadeiras
Ficou tão legal a ideia do mutante - com pedaços de mesma forma, mas com cores e tamanhos diferentes - que resolvemos reproduzi-los para fazermos outras brincadeiras.
Cada grupo de 4 alunos receberá um quadrado de cada cor: um branco, sem divisões marcadas; um azul, dividido em duas partes iguais; um vermelho, dividido em 4 partes iguais; um verde, dividido em 8 partes iguais; e um amarelo,dividido em 16 partes iguais, todas triangulares.
Com este material vamos trabalhar:
1) Conceito de fração, com atividades como:
- Cobrir o quadrado branco com peças azuis. Quantas peças foram necessárias para cobri-lo? Que parte do branco representa um triângulo azul?
- Cobrir o quadrado branco com peças vermelhas. Quantas peças foram necessárias para cobri-lo? Que parte do branco representa um triângulo vermelho?
- Cobrir o quadrado branco com peças verdes. Quantas peças foram necessárias para cobri-lo? Que parte do branco representa um triângulo verde?
- Cobrir um triângulo azul com peças verdes. Quantas peças foram necessárias para cobri-lo? Que parte do triângulo azul representa um triângulo verde?
E assim por diante, em outras atividades análogas.
Outras brincadeiras
2) Trabalhar equivalência, com atividades como:
Cobrir um triângulo azul com triângulos de outras cores.
O aluno vai perceber que um triângulo azul pode ser coberto por 2 triângulos vermelhos ou 4 triângulos verdes. Assim perceberá que 1/2 é equivalente a 2/4 e a 4/8, que por sua vez são equivalentes entre si. Experimente outros exemplos.
Outras brincadeiras
3) Trabalhar adição de frações homogêneas, com atividades como:
Separar um triângulo vermelho, depois separar dois triângulos vermelhos, e, por último, uni-los, obtendo 3 triângulos vermelhos.
O aluno irá percebendo, depois de fazer outras atividades análogas, que, por exemplo:
4) Adição de frações heterogêneas, do tipo:
ou
Outras brincadeiras
5) Parte de parte:
Exemplos:
- Quantos triângulos azuis cabem em um triângulo vermelho?
- Quantos triângulos verdes cabem em um triângulo vermelho?
- Quantos triângulos vermelhos cabem em um triângulo verde?
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