Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia da Educação

Dia da Educação

Hoje é o Dia da Educação, não poderia deixar de lado um assunto tão importante. A educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos a se comportar e a respeitar as outras pessoas. Depois vem a escola, onde a criança aprende Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, etc. Além disso, lá o aluno aprende a ter responsabilidades. Meu pai sempre diz que a educação é necessária para que o povo possa conhecer e respeitar seus direitos e deveres e, assim, construir o melhor para si e seu país. Então, o professor não é o único profissional responsável pela educação. Há muitas pessoas envolvidas nas atividades educativas, são os chamados educadores, que são pais, diretores, pedagogos, psicólogos, autores de material didático e livros, supervisores, babás, empregadas domésticas, cantineiras, etc.
Parabéns para todos vocês que participam e se envolvem na educação.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Descobrimento do Brasil

22 de abril

1500
Descobrimento do Brasil

Existem muitas histórias sobre o descobrimento do Brasil. Tem até quem duvide que os portugueses acharam o Brasil por acaso.
Segundo os livros, Pedro Álvares Cabral, português de 32 anos, era o líder pela primeira vez de uma expedição com 1.500 homens em 13 embarcações que partiu de Portugal em 9 de março de 1500. A expedição tinha a missão de chegar até as Índias, seguindo a rota criada por Vasco da Gama, mas acabou mudando o caminho e achou a terra que hoje é chamada de Brasil.
Foi através da carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão daquela expedição, que o rei de Portugal, D. Manuel I, soube da notícia da descoberta.
A carta original de Pero Vaz de Caminha foi encontrada em 1793 no arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, e está lá até hoje.
Não é fascinante?

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia 21 de Abril

Dia de Tiradentes

Essa é uma data importante para os brasileiros, e aposto que você já ouviu falar de Tiradentes. Eu vou contar como é essa história direitinho. Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746, em Minas Gerais. Recebeu o apelido de Tiradentes porque era dentista, mas ele não gostava de tirar dentes não, ele gostava mesmo de preservar os dentes e se preocupava também com o resto do corpo, por isso, vivia preparando remédios com plantas medicinais. O que tornou Tiradentes famoso foi sua participação na Inconfidência Mineira, um movimento de revolta que aconteceu na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1789. Tiradentes fazia parte de um grupo de pessoas que queriam a libertação do Brasil da Corte Portuguesa. Mas Tiradentes foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis e ficou preso por três anos no Rio de Janeiro. Ele foi julgado como o principal responsável pelo movimento da Inconfidência Mineira, por isso, em 21 de abril de 1789, foi enforcado e teve seu corpo esquartejado.

1960
Inauguração da cidade de Brasília

Você sabe que Brasília é a capital do nosso país. Mas será que sabe como ela "apareceu"?
Durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960), conhecido também como JK, houve um grande desenvolvimento econômico, com investimentos em energia elétrica, em construção de estradas, em indústrias de automóvel e eletrodomésticos, etc.
Mas o grande marco desse governo foi a criação de Brasília. A cidade foi projetada por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas quem a construiu foram brasileiros de várias regiões do país.
A construção começou em 1957 e terminou em 1960, e muitos políticos diziam que ela era um grande desperdício do dinheiro do povo.
A ideia de transferir a capital brasileira (que até então era a cidade do Rio de Janeiro) para um lugar mais distante do litoral era uma ideia antiga. Em 1823, José Bonifácio apresentou o projeto de criação de uma nova capital, sugerindo o nome Brasília, mas foi Juscelino Kubitschek quem concretizou a ideia mais de cem anos depois.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do Indígena

19 de abril

Dia Nacional do Indígena

No início da colonização, os indígenas foram escravizados pelos portugueses. Desde então, ficaram sujeitos às leis dos homens brancos e sofreram com prisões, com o desrespeito à sua cultura, com as tentativas violentas de fazê-los viver de acordo com as normas dos brancos e com novos hábitos.
Os indígenas começaram a ser respeitados somente depois de 1910. As principais conquistas alcançadas são: permissão aos indígenas de viver de acordo com suas tradições, proibição da separação da família indígena e garantia da posse coletiva de suas terras.
A Constituição Brasileira de 1988 reconheceu oficialmente que os índios são povos de culturas diferentes e que essas diferenças devem ser respeitadas. Uma vitória para os indígenas que hoje têm assegurado por lei o direito de manter seus costumes, culturas, religiões, língua e tradições
.

domingo, 18 de abril de 2010

Dia Nacional do Livro:

18 de abril

1882
Nascimento de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é conhecido como o mais importante escritor de livros para crianças do Brasil. Foi ele que escreveu as histórias do Sítio do Picapau Amarelo (que eu adoro ler) e criou a Emília, a Dona Benta, a Narizinho...
O nome completo dele é José Bento Monteiro Lobato e ele nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, São Paulo. Monteiro Lobato cresceu numa fazenda, sempre quis ser pintor e, como eu, era apaixonado pelo Brasil.


Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, que foi o primeiro escritor brasileiro que se preocupou de verdade com as histórias escritas para as crianças.
No dia dedicado especialmente a esse nosso amigo, devemos também pensar na maneira como tratamos os livros que merecem um cuidado especial.
Eu encontrei uma ótima ideia para comemorar essa data. Sabe qual é? Vou ler um livro! Mas antes de começar a ler seu livro, dê uma olhada no Extra especial do livro.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dia do Desarmamento Infantil!

15 de abril:
Dia do Desarmamento Infantil

Crianças têm que brincar com brinquedos ou com outras crianças. Então, para que armas?
Muitos pais que gostavam de presentear seus filhos com armas de brinquedo viram que as crianças queriam pegar as armas deles, que não são de brincadeira, para brincar de mocinho e bandido.
Mas, como a educação depende do exemplo, chegou-se à conclusão de que era preciso desarmar também os pais e criou-se uma lei que considera crime o porte ilegal de armas.
Uma iniciativa tomada pelo governo de alguns estados é a troca de armas de brinquedo por livros didáticos.
Eu já falei para meus amigos trocarem os brinquedos e você?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Livros em Braile

Este ano se comemoram os 200 anos do nascimento deLouis Braille, criador do sistema Braile. No Brasil, o Dia Nacional do Braile é comemorado em 8 de abril, homenagem a José Álvares de Azevedo, patrono da educação para cegos no país. Criado por Louis Braille, aos vinte anos de idade, o sistema braile continua imprescindível para a formação educacional e cultural de deficientes visuais ou com baixa visão; é o elemento catalisador que possibilita a participação integral dessas pessoas, na educação, na cultura, na política e na ciência em pleno terceiro milênio.

Diante da determinação do MEC, os alunos com deficiência visual estão sendo inseridos em escolas comuns de ensino. Suprir as instituição de ensino com material didático e livros também em braile e capacitar os profissionais ao trabalho com pessoas com necessidades especiais passam a ser os grandes desafios de municípios, Estados e governo federal. Sempre às voltas com o tema da inclusão, seja social ou educacional, Paulinas foi a primeira editora no Brasil a lançar, em 2005, um livro infanto-juvenil em braile e tinta.

As bruxinhas da Elizete

Foi este mesmo método que proporcionou à professora mineira Elizete Lisboa, aos nove anos de idade, ser alfabetizada. Segundo ela, foram apenas algumas semanas, e o braile colocava ao seu alcance o maravilhoso mundo da literatura e da escrita. Pôde, assim, estudar inglês, piano e se graduar em Letras pela UFMG.

Além de leitora, Elizete se tornou também escritora. Bem-humorada, ela diverte as crianças com bruxas muito atípicas, pois, de bruxas têm muito pouco: são super-higiênicas, vaidosas, cuidadosas, gostam de brincar. Em 2005, publicou Que será que a bruxa está lavando? e A bruxa mais velha do mundo. Esta última cismou que quer se casar e está voando por aí à cata de um marido. Salvem-se quem puder. Em 2007, Elizete deixa as bruxas um pouco de lado e, em um gostoso passeio matinal pela floresta, lança Firirim-Finfim.

Uma das mais respeitadas especialistas em braile no Brasil e a primeira aluna cega a matricular-se em uma escola de estudantes com visão normal, em 1946, em São Paulo, Dorina Nowill também mereceu homenagem de Paulinas. Na obra Dorina viu, lançada em 2006, a escritora Cláudia Cotes e o ilustrador Dimaz Restivo contam o ‘tempo menina’ de Dorina, garota que sempre se levantava cedo para não perder tempo e brincar. Até que um dia acordou e viu tudo escuro, percebeu que já não conseguia enxergar... Não demorou muito e descobriu que poderia ler e sentir o mundo com os dedinhos.

O tempo passou, Dorina cresceu e se tornou professora. Diante da dificuldade de encontrar livros para deficientes visuais, criou a Fundação Dorina Nowill Para Cegos. Produzindo livros em braille, divide com outras pessoas sua descoberta, seu amor à leitura e à vida. Aliás, Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se em São Paulo, numa escola comum, de estudantes com visão normal, em 1946. Trabalhou com organizações mundiais de cegos e órgãos da ONU, sempre representando o Brasil.

Vez da voz

Depois da experiência com Dorina Nowill, Cláudia Cotes não quis mais parar. Entre textos e mais textos em braile, inovou mais uma vez e juntou a Síndrome de Down e a deficiência visual para criar, com boa dose de humor e sensibilidade,Dança Down (em 2008). O texto é divertido, tem seu lado poético e também é escrito em braile, para mais gente com deficiência visual acompanhar o que acontece na escola depois da chegada da menina Cuca, que tem síndrome de Down. Sempre por perto, Dimaz cuidou de registrar as situações que a pequena bailarina cria ao longo das páginas.

Dia da Prevenção do Câncer

08 de Abril.

Dia da Prevenção do Câncer

Quando se fala em doença, o melhor é fazer o que diz o ditado: "É melhor prevenir do que remediar". Para prevenir, basta ter alguns cuidados, como não fumar, comer alimentos saudáveis, ter boas noites de sono, praticar esportes, visitar o médico regularmente e outras coisinhas mais. O câncer é uma doença grave que assusta muita gente. Mas ele pode ser prevenido. Por isso, hoje comemoramos o Dia da Prevenção do Câncer.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde

07 de abril

Dia Mundial da Saúde

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Saúde. Mas eu acho que essa data deveria ser comemorada todos os dias. Afinal, o que mais queremos é ter uma saúde em ordem, pois esse papo de ficar doente não está com nada. Faz alguns dias, o Junin ficou uma semana sem brincar porque estava gripado. Aí vão algumas receitas para ter uma boa saúde. Primeiro, devemos nos alimentar muito bem, isto é, devemos comer tudo o que a mamãe diz que faz bem; segundo, devemos dormir bem; e terceiro, devemos praticar esportes. E, aproveitando o assunto, já quero falar de outra data comemorada hoje, o Dia Mundial da Luta contra o Fumo. Deixar de fumar, ou nunca começar a fumar, também é importantíssimo para manter uma boa saúde.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa

A Páscoa é uma das mais importantes datas da religião cristã, pois celebra a ressurreição de Cristo. Durante a Semana Santa, acontecem procissões e novenas que representam os últimos momentos da vida de Jesus. O domingo anterior é conhecido como Domingo de Ramos, em que os cristãos relembram a entrada de Jesus em Jerusalém, já uma cidade santa naquela época.
A Páscoa cristã sempre é comemorada 47 dias depois do carnaval. Esse é o período da quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas. Por isso, a Páscoa acontece num dia diferente a cada ano. Achou complicado? Não se preocupe, você não vai precisar ficar contando os dias no calendário! Veja na lista abaixo as datas da Páscoa até o ano 2010.

· 2004 - 11 de abril
· 2005 - 27 de março
· 2006 - 16 de abril
· 2007 - 08 de abril
· 2008 - 23 de março
· 2009 - 12 de abril
· 2010 - 04 de abril

Vários costumes da festa apareceram muito tempo atrás. Os alemães tinham uma deusa chamada Primavera, representada pelo coelho e homenageada em festivais no começo dessa estação. Sob influência dos primeiros cristãos, por volta do século II, a comemoração foi sendo transformada em festividade do cristianismo.
A Páscoa, porém, não é uma festa exclusiva dessa religião. Os judeus também a comemoram. Só o nome e o motivo são diferentes: a tradição judaica é chamada de Pesach e lembra a saída dos judeus do Egito. Tanto para os judeus quanto para os cristãos, porém, ela tem o mesmo sentido - a renovação da vida. Esse também é o significado de alguns símbolos da Páscoa.











quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dia da Mentira


Você já disse alguma mentirinha? Já surpreendeu alguém contando a maior lorota? Acha que mentir é a coisa mais horrível do mundo? Pois, no dia 1.º de abril, você vai poder soltar sua imaginação e rir com seus amigos contando mentiras grandes, pequenas, cabeludas ou maluquinhas. Mas lembre-se de gritar "1.º de abril!" antes que alguém leve a sério sua brincadeira!


História

Você sabia que o costume de contar mentiras no dia 1.º de abril teve sua origem na França? Pois é, os franceses mentem há muito mais tempo que nós!
Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1.º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1.º de janeiro.
Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1.º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades...
Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano-novo". O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras, até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão. Mas não se assuste, as mentiras são sempre leves, não prejudicam ninguém e deixam o Dia 1.º de Abril mais divertido.

Algumas verdades sobre as mentiras

* É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo. - Essa verdade é muito usada pelo meu pai quando ele fala de política.

* Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira. - Essa frase foi tirada da fábula "O Menino e o Lobo", que minha avó sempre conta. Você conhece essa história? Ela fala de um garoto, pastor de ovelhas, que ganhou um apito para pedir ajuda se algum lobo atacasse seu rebanho. O menino começou a apitar todos os dias só para pregar peças e rir das pessoas, pois, cada vez que ele apitava, todos corriam desesperados para ajudá-lo. Mas um dia um lobo faminto atacou o rebanho e o menino apitou, apitou e ninguém apareceu para socorrê-lo. Todos achavam que era mais uma de suas brincadeiras. Depois disso, ele deve ter aprendido a lição!

* Mentira tem perna curta. - Essa é a frase preferida da minha mãe. No Dia 1.º de Abril lembre-se disso, pois, para que esse dia seja legal e divertido, a mentira tem que ter a perna bem curtinha mesmo!

A maior mentira sobre as mentiras

* Mentir faz crescer o nariz. - Essa todo mundo conhece! Quando eu era pequeno, comi sozinho um pacote de biscoitos de chocolate e menti para minha mãe que o gato do vizinho é que tinha comido. Foi nesse dia que ouvi essa frase pela primeira vez. Achei aquilo tão verdadeiro que corri assustado até o espelho para ver o tamanho do meu nariz. Algum tempo depois, assisti ao filme do Pinóquio e descobri que a mentira que minha mãe tinha dito sobre o nariz crescer era pior do que a minha sobre os biscoitos. É claro que hoje todos sabem que dizer que o nariz vai crescer é apenas uma brincadeira, mas, na época, eu achei muito estranho alguém contar uma mentira para ensinar a outro que é feio mentir!

Mentirinhas para o Dia 1.º de Abril

Quer inventar histórias engraçadas e originais para comemorar o Dia da Mentira? Então, clique aqui e escreva e imprima o seu jornal, Edição Extra de 1.º de Abril. Hoje, o repórter é você! Mas, antes, leia algumas pegadinhas bem divertidas, testadas e aprovadas por mim. Você vai adorar!


* Certa vez, eu e o Bocão pregamos uma peça em nossa turma da escola. Depois do recreio, dissemos para nossos colegas que a diretora tinha mandado avisar que não haveria mais aula naquele dia. Quando todos já tinham guardado o material, a professora chegou na sala e nós dois gritamos: "1.º de abril"! Todos caíram na gargalhada.

* Ano passado, enganei o Junim dizendo que aquele era o dia mais triste da minha vida porque os meus peixinhos tinham morrido. Ele veio me consolar e perguntou o que havia matado os coitadinhos, e eu respondi quase chorando: "Eles morreram afogados!". E sabe o que foi pior? O Junim acreditou!

* Uma vez contei pra Carol que o jornal do dia publicou uma notícia sobre um menino que adorava matar passarinhos. Eu disse pra ela que o garoto era tão malvado que jogava os pobres pássaros do 20.º andar de seu prédio. A Carol quase me bateu, pois ela não gosta de ouvir, nem de brincadeira, histórias de maus-tratos aos animais.

* Para minha professora, eu disse que li em uma revista que os cientistas franceses (falar em cientistas faz a mentira parecer verdade) descobriram que alimentar as vacas com cacau fazia com que elas produzissem leite achocolatado! Há, há, há... essa foi uma das melhores!

Viu como é fácil? Então, solte sua imaginação e divirta-se de montão, mas não esqueça que o dia é para brincar e não para magoar os colegas ou fazer maldades. As mentirinhas devem ser sempre sobre coisas e nunca sobre pessoas, combinado?
Feliz 1.º de Abril!

Myspace Marquee Text - http://www.marqueetextlive.com
Marquee Tag - http://www.marqueetextlive.com

.

Free Butterfly MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com